Charco “Mil e uma vidas” – Projeto Charcos com Vida
Diferentes aspetos do charco “Mil e uma vidas”
Batizado em 2012, pelos alunos do 6º A da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, no âmbito de um trabalho realizado pela professora de Ciências Naturais, e registado no ano 2011 na Rede Nacional dos “ Charcos com Vida”. O seu logotipo foi desenhado por uma aluna que frequentava o curso de Artes da escola.
É um charco natural, de carácter temporário, com cerca de vinte e cinco metros quadrados, podendo ser maior em épocas de chuva. Poderá ser considerado um “hotspot” da biodiversidade local. É importante salientar que muitas plantas e animais evoluíram, desde há milhões de anos no sentido de se adaptarem às condições de sobrevivência particulares dos charcos, sendo atualmente dependentes deste tipo de habitat para a sobrevivência. Por esta razão é de primordial importância a sua preservação.
Como qualquer charco, trata-se de um ecossistema frágil e instável, em que pequenas alterações do meio ou do regime das chuvas podem originar flutuações ou mudanças ecológicas.
Em 2012, foi feito um primeiro levantamento da biodiversidade do local e elaborado um cartaz ilustrativo dessa biodiversidade. Hoje, o charco é um laboratório ao ar livre para a comunidade escolar.
Os objetivos do apadrinhamento e estudo deste ecossistema são:
-Investigar a biodiversidade do local;
-Valorizar a importância da biodiversidade;
-Conhecer a importância das pequenas massas de água na manutenção dos ecossistemas terrestres;
-Contactar com ambiente natural, no centro da cidade;
-Promover atitudes e comportamentos de respeito pelo meio ambiente;
-Fomentar o gosto pelas ciências experimentais.
-Melhorar a literacia científica dos alunos.