Manifestos eleitorais das listas concorrentes aos órgãos sociais da APEE-EBSQF

MANIFESTO ELEITORAL 2020-2022  LISTA C  – Confiança na Continuidade

À Comunidade da Escola Básica e Secundária Vale das Flores – Coimbra vêm os atuais órgãos sociais da Direção da Associação de Pais e Encarregados de Educação apresentar o seu manifesto de recandidatura, para o biénio 2020-2022.

A nossa missão é contribuir para o sucesso educativo de todos/as os/as estudantes da nossa escola, de forma pró-ativa e construtiva, em estreita cooperação e articulação com todos os elementos da comunidade estudantil, com agentes da tutela do setor da educação, com as organizações e pessoas da comunidade envolvente e outras relevantes.

Temos para a nossa escola a visão que ela seja exemplar na qualidade do ensino em termos pedagógicos, instalações, equipamentos, resultados e segurança; integradora da diversidade de estudantes e cursos que contém do ensino regular, artístico/articulado e profissional; inovadora, aberta e acompanhando o desenvolvimento da sociedade; cooperante entre todos os agentes internos e externos; assente em valores: humanismo, solidariedade, igualdade, respeito pela diversidade. Uma escola que permita uma sólida formação escolar e humana de quem a frequenta.

Move-nos uma ambição principal: contribuir para a construção de uma escola como espaço inclusivo, seguro e aberta à comunidade, empenhada em construir o futuro, assumindo-se como o lugar privilegiado da sua invenção.

Paulo Vaz, Presidente da Direção da APEE – EBSQF

 Para cumprir a nossa missão, no próximo mandato, iremos focar a nossa ação nos seguintes eixos estratégicos e com os objetivos que se apresentam:

 AUTORIDADES DE TUTELA

Insistir junto das autoridades e em articulação com a direção da escola para o reforço do número de funcionários, do acompanhamento psicológico aos alunos, da área de recreio coberta, da zona de refeições para quem trás as mesmas de casa, bem como na identificação, sugestão de melhorias de outras situações a nível das infraestruturas, de equipamentos e profissionais.

DIREÇÕES DA ESCOLA

Colaborar com a Direção da EBSQF, mantendo as reuniões quinzenais com este órgão.

COMUNIDADE

Promover a cooperação com entidades da comunidade, designadamente de ensino técnico e universitário e de promoção do empreendedorismo e inovação, por forma a criar oportunidades de aproximação, designadamente através da organização de eventos.

REPRESENTANTES DE TURMA E DE ESTUDANTES

Reunir regularmente com os representantes de Encarregados de Educação, de forma a auscultá-los sobre o funcionamento da escola e outros assuntos de interesse.

Reunir com a associação de estudantes, envolvendo-os e articulando contributos para o processo de melhoria e qualidade do ensino e da escola.

OUTRAS REFLEXÕES

Continuar a acompanhar a situação da pandemia e os seus impactos na vida escolar e preparar a era pós-COVID19, refletindo sobre as suas consequências. 

Vote C – Confiança na Continuidade  

Manifesto Lista J

A Escola Básica e Secundária Quinta das Flores (EBSQF) é uma Escola única no país devido às suas valências e especificidades, que resultam da articulação com o ensino público artístico entre o 5º e o 9º ano, mas também da oferta diversificada que possui no ensino secundário. Apesar do enorme trabalho e esforço que é feito todos os dias pela direção da EBSQF e por toda a comunidade escolar, há sempre muito para fazer.

Além disso, devido a toda a situação pandémica, torna-se urgente inovar e adotar novas estratégias, capazes de fazer com que os Pais e Encarregados de Educação (EE) possam estar mais informados e tenham possibilidade real de estar mais presentes.

É este o propósito que preside à criação deste projeto JUNTOS!

Um espaço de diálogo, de encontro de vontades e criatividade, de um conjunto de Pais e EE, que foram percebendo das dificuldades em ter respostas para muitas das questões que colocavam.

Um espaço de debate entre pais e EE que pensam que a Associação de Pais e Encarregados de Educação (APEE) da Escola deve ter um papel decisivo na identificação e resolução de situações problemáticas, e ser proactiva, dialogante, cooperativa, cooperante e integradora.

A APEE deverá ser a voz de todos os pais e EE junto da Escola e da Escola junto dos pais.

Daí que consideremos que a APEE deve criar condições e promover os momentos que façam com que os pais participem ativamente e se sintam representados.

É com base nestes princípios, que este grupo de pais e EE da EBSQF se candidata à APEE da nossa Escola, pela Lista J!

Aos novos desafios respondemos com inovação e criatividade, com coragem e ambição, mas conscientes que só conseguimos JUNTOS!

Contamos com os todos os Pais e EE para que, no dia das eleições para APEE da EBSQF (15 de Maio), exerçam o seu direito de voto, mostrando que na nossa Escola, os EE querem ter voz, presença ativa e serem ouvidos.

Propomos uma equipa nova e um Plano de Ação exigente, ambicioso, dinâmico, mas exequível, capaz de vencer os desafios acrescidos de adaptação e de criatividade, que toda a situação pandémica veio trazer à escola e às nossas famílias.

EIXOS PRINCIPAIS DO PLANO DE AÇÃO

1. Defesa e promoção de uma Alimentação de Qualidade

2. Promover a aproximação e a comunicação entre os Pais e a Escola

3. Apoiar na orientação escolar e profissional 

4. Alargar e fomentar a criação de uma “escola articulada” com o Conservatório

5. Estreitar a colaboração com a Direção da EBSQF

6. Promover e divulgar a Biblioteca como um espaço amigo e aprazível

O plano encontra-se totalmente detalhado na página do Facebook da nossa Lista J, para que todos JUNTOS o possamos discutir. 

JUNTOS com TODOS, JUNTOS por TODOS!