Visita à Cimpor

Visita à Cimpor

Nos dias 10,11 e 12 de março as turmas A B e C do 11° ano da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores realizaram uma visita de estudo à CIMPOR, uma das maiores fábricas de cimento existentes em Portugal, e de renome internacional. 

Ao longo da visita, os alunos beneficiaram do acompanhamento de vários engenheiros, com o objetivo de obter esclarecimento sobre as etapas do processo de produção de cimento, as quais incluem fases que vão desde a coleta de matéria prima (na pedreira), a britagem, a pré-homogeneização, a moagem de cru, a sua homogeneização (nos silos de homogeneização), a descarbonatação da farinha (na torre de ciclones), a formação do clínquer (no forno), o seu arrefecimento rápido (no arrefecedor, de modo a preservar as reações químicas ocorridas anteriormente), a moagem de cimento, a ensacagem e a expedição.

Os alunos tiveram a oportunidade de visitar, especialmente, os laboratórios de química, onde lhes apresentaram alguns dos ensaios e processos químicos envolvidos na produção do cimento, e de controlo técnico, que monitorizam todos os equipamentos da fábrica. Conseguiram ainda observar o forno e o arrefecedor.

Desta forma foi possível adquirir uma melhor e mais profunda aprendizagem relativamente à produção de cimento e ao funcionamento desta unidade industrial. Foi possível, aplicar conhecimentos adquiridos nas aulas das disciplinas de Física e Química A e Biologia e Geologia. As turmas foram acompanhadas pelos docentes das disciplinas envolvidas.