Bridging Cultures: an Erasmus Week in Coimbra

Bridging Cultures: an Erasmus Week in Coimbra

Entre os dias 3 e 7 de fevereiro de 2025, a nossa Escola promoveu a iniciativa “Bridging Cultures: an Erasmus Week in Coimbra”, no âmbito do Programa Erasmus+. O evento contou com a participação de 22 alunos da nossa escola, 10 estudantes checos da Escola Gymnázium Frýdlant nad Ostravicí, acompanhados por duas professoras, e 10 alunos espanhóis do Instituto de Enseñanza Secundaria El Picarral, Saragoça, também eles acompanhados por duas professoras.

Ao longo da semana, os participantes envolveram-se em diversas atividades culturais e educativas, incluindo workshops de dança, jogos tradicionais, desafios de cálculo matemático e experiências laboratoriais. Estas atividades foram concebidas para promover a troca de boas práticas de ensino entre as escolas europeias participantes, apoiar a colaboração e o diálogo entre os alunos com ferramentas de cooperação baseadas em democracia, promover a cidadania europeia, nomeadamente através do desenvolvimento da competência multilingue e digital e elevar o nível de proficiência em línguas estrangeiras.

Além das atividades na escola, os alunos realizaram uma visita a Coimbra, explorando a cidade a pé, desde o Largo D. Dinis até à Portagem. O percurso incluiu paragens em locais emblemáticos como Universidade, Sé Nova, Museu Machado de Castro, Sé Velha, Quebra-Costas, Arco de Almedina, Igreja de Santa Cruz e Praça do Comércio, proporcionando uma imersão na rica história e património cultural da cidade. Realizaram também uma visita ao Museu PO.RO.S (Condeixa) e às Ruínas de Conímbriga, seguindo depois para a Figueira da Foz.

As sessões de abertura e encerramento do evento foram enriquecidas pela colaboração do Conservatório de Música de Coimbra, que ofereceu momentos de dança e música, destacando a importância da expressão artística na construção de pontes culturais.

Finda a semana, a equipa Erasmus+ da EBSQF considera que a semana foi um sucesso, uma vez que, por um lado, proporcionou aos nossos alunos uma experiência enriquecedora a nível cultural, académico e humano e, por outro, viu reforçado o compromisso da Escola com a educação inclusiva e global, alinhada com os princípios do Programa Erasmus+.