Mais uma vez, o Grupo Disciplinar de Filosofia da EBSQF assinalou o Dia Mundial da Filosofia, que se comemora, desde 2002, todos os anos na 3.ª quinta-feira do mês de novembro, sob os auspícios da UNESCO.
Face ao contexto político atual, foi oportuna a sugestão de fazer uma manifestação pela paz, que decorreu em frente à Escola. Alunos e alunas das diferentes turmas dos 10.º e 11.º anos elaboraram cartazes com frases pró-paz, que alargaram o horizonte de compreensão daquele conceito, não o confinando à ausência de guerra, mas como antónimo de todo o tipo de injustiças e violações dos direitos humanos.
De realçar a faixa de abertura da manifestação, criada pelos alunos e pelas alunas do Curso de Artes Visuais do 11.º D, cujo sentido estético reforçou a harmonia associada ao conceito protagonista do evento. Congratulamo-nos com a participação de dois grandes vultos da História da Filosofia, o grego Aristóteles e o francês René Descartes, e com o entusiasmo dos/das nossos/nossas 300 aprendizes de filósofo, que exibiam os seus cartazes ao mesmo tempo que gritavam os slogans que o Tomás, incansável, ia repetindo, vezes sem conta, no seu megafone: “A paz é a gente que a faz”; “A paz é um direito, luta pelos teus direitos!”. No final, a faixa e os cartazes ficaram expostos no mural do átrio da Escola.
O Grupo Disciplinar de Filosofia agradece, assim, a todos/as os/as alunos/as de Filosofia, que mostraram como se faz uma manifestação ordeira, em especial aos/às alunos/as do 11.ºD, que criaram a faixa, ao Tomás do 10.ºC, com o seu megafone, aos alunos José Lopes do 11.º E e Miguel do 11.ºB, que tão bem representaram Aristóteles e Descartes, e ao Simão do 11.ºC que elaborou o cartaz de divulgação. Finalmente, também uma palavra de agradecimento ao Sr. Diretor, cuja presença dignificou a atividade.
O Grupo Disciplinar de Filosofia